gallery/solvere4

Falhas elétricas são inevitáveis nas instalações prediais, industriais e residenciais.

Uma falha elétrica, que interrompa o fornecimento de energia, pode causar desde um simples descontentamento, como o impedimento de uma dona de casa assistir ao seu programa de TV favorito, até elevadas perdas financeiras, como a indisponibilidade dos sistemas de informação de um banco.

Desta forma, a concepção ou a instalação de sistemas de proteção que minimizem a amplitude e o tempo de parada, causados por uma falha, é mandatória nas práticas modernas de engenharia. Os estudos de coordenação e seletividade claramente ajudam a aumentar a disponibilidade da energia nas instalações residenciais, prediais, industriais, entre outras.

Em instalações que possuem atendimento em tensão primária (média e alta tensão) e que possuem tranformadores acima de 300 kVA é mandatório o uso de Religadores ou Disjuntores de Alta Tensão associados à relés de proteção microprocessados e a elaboração do estudo de coordenação e seletividade e o encaminhamento dos ajustes da proteção da entrada da unidade consumidora à concessionária local.

A SOLVERE engenharia calcula os níveis de curto-circuito, contribuições para as faltas em diversos pontos do circuito elétrico e determina os ajustes dos dispositivos de proteção da instalação para que a operação destes seja rápida e segura.

Entre em contato para maiores informações através do e-mail: solvere@solvere.net.br

gallery/tcc

Coordenação e Seletividade da Proteção

Figura 1: Coordenograma de proteção